terça-feira, 9 de novembro de 2010

Multiair. Controle eletrônico do ar e combustão.

A Fiat automóveis inova mais uma vez com seu novo sistema de controle eletrônico de abertura das válvulas do motor.  Nesse sistema, o motor passa a trabalhar de forma otimizada em todas as faixas de rotações e carga.

No Brasil essa tecnologia ainda deve demorar um pouco para equipar nossos veículos, mas na Europa já é uma realidade, tanto em veículos Fiat quanto nos Alfa Romeu.

O modelo Mitto da Alfa Romeu já usa esse sistema em seu motor Tjet 1.4 16v turbo.
Já na Fiat, os modelos Punto Evo  já se beneficiam do motor com tecnologia multiair tanto na versão aspirada 105cv quanto na versão turbo Tjet.
Os Fiat Bravo Europeus também já podem ser comprados com o novo motor 1.4 16v Multiair.


Sem dúvida nenhuma esse sistema tem tudo para revolucionar o mercado de automóveis no Brasil, trazendo o nível e padrão Europeu para nossa realidade.

Melhor partida do motor.
Menor consumo de combustível.
Menos emissão de gases nocivos.
Maior potência e torque em todas as faixas de rotação e carga do motor.

Não deixem de assistir ao vídeo que fiz sobre o assunto.

Link.
http://www.youtube.com/watch?v=R6CcDqowSvI

7 comentários:

  1. Eu já tinha visto algo sobre esse sistema, ele é simplesmente fantástico. A simples idéia de praticamente aposentar o comando de admissão num motor de combustão é fantástica, estou super ansioso pra ver isso em solo tupiniquim. Eu comentei com vc que eu estive em BH segunda-feira, vi um carro camuflado que eu tenho certeza que é o Fiat Bravo pelas ruas de BH. Multi-Air e Fiat Bravo nacional, sem chances, né...? Acho que o Bravo vai sair mesmo é com o E-Torq... Bem, pelo menos a Fiat já praticamente aposentou aquele motor GM jurássico... Enfim, existe alguma previsão, algum chute de quando essa tecnologia estará disponível nos Fiat brasileiros?

    ResponderExcluir
  2. Interessante a tecnologia.
    Acho que já passou de hora da industria mecânica começar a entender que tem que se apoiar na tecnologia mesmo, ai que mora o avanço o real ganho.
    Agora, vendo o video fico imaginando a situação dos mecânicos convencionais, se assim posso chama-los, pois a cada dia que passa os carros se tornam mais tecnológicos e estes por sua vez não se atualizam, sempre ficando presos às instruções que receberam de seus antecessores.
    Parabéns ADG, mais uma vez a frente.
    Continue assim e seu caminho será próspero.

    []`s
    Diego Franco
    ZAU

    ResponderExcluir
  3. Valeu ZAU, com certeza a escola HIGH TORQUE de mecânica ira preparar bem a nova geração de reparadores.

    ResponderExcluir
  4. eu acho sacanagem a fiat demorar tanto para trazer as novas tecnologias para o Brasil; a fiat Brasil é uma que dá mais lucro a essa multinacional e ainda assim temos que esperar muito para termos melhorias....

    a fiat deveria fazer lançamentos mundiais de suas tecnologias...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente o colega AbraCadabra tem razão, demoram muito para trazer inovações automobilisticas para o Brasil, mas em se tratando de montadoras, a FIAT é uma das que estão na vanguarda, visto as demais que se nos deixam com uma defasagem de décadas, começando com a GM encabeçando a lista, VW, FORD, e demais, e com exceção das japonesas que tentam manter o mesmo nível dos produtos daqui com os vendidos no resto do mundo.
    Enfim, não sou um xiita da FIAT, e me confesso um apaixonado pela antiga GM, mas em se tratando de inovação no Brasil a FIAT costuma andar na frente.

    []`s
    ZAU
    Diego Franco

    ResponderExcluir